Sugestões para o forum

Olá malta a pedido de muitas pessoas, criamos o nosso forum.
Gostaria de saber as vossas opiniões e que tipo de categorias/topicos devemos ter.

Grande Abraço

Acho que “Home Automation” é um must have! :slight_smile:

Muito boa ideia!
Tutoriais para a malta que não está tão á vontade com estes novos sistemas embebidos e principalmente ideias inovadoraa e discussões de como as aplicar!

Hello! :wink:

Categorias:

• BHOnOf
  • Arduino
  • ESP8266 / ESP32
  • Home Automation
    • Home Assistant
  • IoT
  • Programação
    • C/C++ (Arduino / ESP / Outros)
    • Python (ESP)
  • Impressão 3D
  • Repair shop
  • Documentação
  • Discussão Geral
  • Ideias e Projectos

Para já é isto que se me ocorre assim na corrida! (vou trabalhar se não levo nas orelhas)! :wink:

Perfect :slight_smile: vou começar a criar

Nao esquecer do LoRa, sigfox, zigbee

Esta tudo bem, mas não teria sido melhor ter se feito apenas um forum, a meu ver este, e dentro deste colocar outro forum que foi criado à dias que foi o cpha?

Hello again,

Faltaram algumas que me lembrei agora,

• Plataformas

• Arduino
    • ESP8266 / ESP32
    • BHOnOf
    • MSP430
  • Comunicações

• LoRa
    • Sigfox
    • Zigbee
    • Wifi (802.11b/h/n)
    • GSM/GPRS/UMTS/
    • Ethernet (creio que aqui o que for relacionado com PoE encaixa)
    • Radio Frequencia (RF)
  • Home Automation

• Home Assistant
  • IoT

• Geral
    • Linux
    • Windows IoT Core
  • Programação

• C/C++ (Arduino / ESP / Outros)
    • Python (ESP)
  • Impressão 3D

• Projectos
    • Impressoras
      • Anet A8
      • Pursa
  • Repair shop

• Projectos de reparação
  • Hardware Hacks/mods

• Projectos
    • Ideias
  • Documentação

• Discussão Geral

• Ideias e Projectos

• Correio Chinês (tópicos relacionados com aliexpress, gearbest, e afins)

• Encontros do Movimento Maker (tudo o que for relacionado com os encontros)

Além disto era bem haver uma wiki, para se ter documentação, tipo os ppt’s sobre beacons, e afins.

Eu deixava o Home Assistant de parte… ha um forum aqui ao lado com muitas pessoas dos dois lados e preferia não ter que manter uma nota mental onde é que respondo ao que…

Sim Diogo já falei com o Rodolfo e vamos ter aqui um Topico a apontar para o forum deles, assim a informação fica centralizada

Yay, finalmente recebi o mail de confirmação :smile:

@apocsantos (e @nunoazev) , eu acho que, pelo menos para começar, o fórum não devia ser tão subdividido. Já considero esse um erro no P@P e acho que se deve evitar mimetizá-lo no fórum do Movimento Maker. IMHO, um subquadro deve ser criado quando se precisa e não antecipadamente quando se acha que vai ser preciso.
Um exemplo que eu acho “gritante” é a alta divisão que fizeste na “Impressão 3D”: vale mesmo a pena dividir até por impressoras?

Os quadros que apontaste fazem sentido e concordo com eles. Os subquadros eu considero que devem ser regrados.

Só acho que falta aí uma coisa para pessoas como eu - menos que principiantes, mas aspirantes a Makers: tutoriais e semelhantes :wink:

Quanto à existência de uma Wiki… @apocsantos, não estás a pensar em demasia no P@P? :smile: Eu também tenho óptimas memórias dele enquanto Mod e user, mas este é um novo fórum. Eu acho que se deve deixá-lo crescer por si mesmo e não tentar fazer tudo de uma vez. :slightly_smiling_face:

Cumprimentos.

De inicio, nao dividir muito para não criarem tópicos vazios. Depois à medida que o forum vai ficando farto então poder-se-á fazer uma reestruturação.
(a não ser, que existam já muitos moderadores para fazerem o devido acompanhamento aos tópicos)
Pelo que vi o santos já fez uma boa divisao, que poderá ser o ponto de partida.

Boa noite,

@thoga31, duvidas especificas de cada impressora sim, acho que valeria a pena! Porque tópicos de impressão são transversais a todas!
Sobre a wiki, sinceramente eu tenho uma wiki privada dentro da VPN, onde tenho snippets, diários de bordo, etc… para um monte de coisas. Já a cheguei a partilhar com outros e fazia imenso jeito, para consulta organizada.

Posso correr o erro de estar a pensar “demasiado tipo P@P”, de qualquer das formas apenas apresentei sugestões.

Cordiais cumprimentos,
Apocsantos

Se poder contribuir 2 tostões:

• Criar categorias a media que aparecerem discussões na categoria “geral”… evitam-se as categorias vazias.

• É preciso criar artigos semente, para iniciar discussões :wink:

@apocsantos, já me lembrei de um Git Server, mas nunca de um Wiki Server em minha casa. Vou considerar seriamente o caso. Obrigado pela ideia! :grinning:

A Wiki pode ser útil também para o que falei de tutoriais e semelhantes. Mas, antes de mais, talvez seja melhor concentrar os esforços na criação do fórum :slight_smile:

Boa noite,

@thoga31, tenho o tortoise snv na lan, já aos anos, mas por causa de ter documentação de tudo o que faço (sempre tive o habito de documentar tudo, enchi carradas de cadernos com código, pseudo-código, diários de bordo, etc…), a wiki dá-me imenso jeito! Além disso, sempre que é preciso, dou acesso à wiki e o SVN fica sossegado como é bom e eu gosto!

Adiante, devagar se chega longe! “Slow and Steady, but moving”!

Cordiais cumprimentos,
Apocsantos

É que tal haver uma categoria para outros sistemas de Home Automation? Eu por exemplo tenho um Hub SmartThings. Por exemplo este comunica por sugere e a wave e para além das integrações automáticas, também tem Device Handlers criados pela comuninadade. Não sei se há portugueses a criar, mas ao menos há alguns que discutem o que já há criado. E sempre era melhor ter algo em PT-PT.

@rui_20_andre, enquanto Moderador de outro fórum há uns 8 anos, já vi os problemas que uma divisão excessiva pode trazer. Eu diria que, enquanto não se justificar a subdivisão, o tema pode ser debatido num quadro geral de Home Automation. :slight_smile:
It is only my dearest opinion, though

Deveria ser categorizado no meu entender! Neste momento não estou muito interessado em home automation, mas já estive… e estarei Novamente. Estou mais interessado por exemplo em AR/VR e iOT
Abraço e obg pelo convite

@brunohorta já recebi o e-mail e já cá estou!