Sugestões e Melhorias

Olá pessoal gostaria que colocassem aqui sugestões para novos módulos para o Bh OnOfre

Avaliar potenciais optimizações do firmware para baixo consumo (na perspectiva de se poderem ter “dezenas” de módulos a substituir os interruptores em toda a casa).

pelo que percebo se o modulo não tem nada ligado deve adormecer certo?

Ora bem… temos várias possibilidades.
O módulo devia estar o máximo de tempo possível em “sleep” (com a condição de manter a ligação WiFi activa).

Dentro disto, temos a questão de ter que reagir às comunicações que cheguem via WiFi, ou actuação dos botões locais.

Falando-se “teoricamente”, ambos deveriam actuar tipo interrupt, que acordasse o controlador do modo sleep, apenas nesses casos… Não sendo possível, poderia fazer-se a verificação apenas “100 vezes por segundo” (por exemplo - vai depender da latência do próprio micro a entrar/sair do modo sleep, para se tornar a coisa mais eficiente… Não estou muito por dentro desse aspecto do ESP)

Numa pesquisa rápida dei com isto:

Não fica claro se de cada vez que se entrar num modo sleep se vai perder a ligação WiFi.

Pelo que diz neste, podemos ter o modo light-sleep com WiFi ligado, mas necessitando de ter um pino externo para o acordar… https://github.com/esp8266/Arduino/issues/1381

Se for possível ter este modo por “x” tempo… talvez já desse para desenrascar (por exemplo, fazendo sleep de 10ms entre cada ciclo de processamento das comunicações/botoes).

Nunca trabalhei com o sleep em módulos programados via Arduino.

Mas sei que por norma os processadores podem dormir e acordar com a variação do estado de inputs por isso, acredito que o problema dos botões está resolvido.

Agora, não tenho a menor ideia da questão da ligação WIFI

sim esse pino poder ser controlado quando alguém inserir algo na ficha

Exatamente agora é preciso verificar a questão da ligação.

Questão: É necessário que a ligação seja mantida quando não tem nada ligado na tomada?
Se não tem nada ligado o consumo será praticamente zero.

Ou há mais funcionalidades que obriguem que seja mantida?

Depende se o estado normal da ficha é ligado, podes querer ativar a proteção para crianças e manter a ficha desligada ou caso puxem o fio a ficha desligar automaticamente quando está nesse modo

Está explicado.
não tinha a certeza de que mais funcionalidades queriam colocar!

Eu sugiro que em vez de colocares os relés, uses algo para fazer pwm e conseguir controlar o brilho das lâmpadas “dimaveis”.
Outra alternativa que eu gostava de ter era a possibilidade de usar ligações físicas em vez de wifi para comunicar. Estarei a pensar em comunicação RS422/485 ou em último caso eth. Para mim o troubleshooting é mais fácil de fazer no caso de falha das comunicações.

Não digo fazer, mas pelo menos pôr no github a documentação do onofre interruptor slave

vou fazer o video, assim fica mais simples perceberem :slight_smile: