Projecto "Fast and the Furious"

Boas, estou tentar IoT-izar a mota eléctrica do meu filho :slight_smile: ele não domina o pedal e estar sempre a empurrar vou ficar o corcunda de notredam.

image

Penso ser um projecto bastante básico e vou tentar mostrar aqui como é o sistema e onde estava a pensar por o Relay para poder por MQTT controlar o andar e parar da mota.

Esquema eléctrico seria o seguinte (tudo excepto o relay é como está actualmente na mota):

A minha ideia era colocar um relay wifi antes da ligação do pedal.

Ajuda se estiver a fazer alguma coisa mal :slight_smile:

Já agora, alguém me sabe dizer que componente é aquele cor-de-laranja que sai da bateria (desenhei no esquema com a linha laranja onde essa peça se encontra)?

Parece ser um polifuse

Também me parece que seja um fusivel

De resto pare-me ser uma ideia engraçada de poupar as costas :slight_smile:

Eu adicionava uma proteção para não descarregar totalmente a bateria.

Eu estava a pensar usar o sleepmode do esp, q sugeres? Um switch?

Existem circuitos (Relés ou sólidos) para evitar a descarga mas os que conheço consomem sempre um bocadito (em comparação com um ESP em sleep). Dado o caso de uso e visto que o motor será o grande consumidor de bateria, talvez possa fazer sentido.

Actualização a este projecto!

Depois de alguns testes de controlar a mota por iphone, achei que não havia necessidade então abordei por outra frente: controlada por rádio com um carro telecomandado dos chinese de 5€ ligado a um arduino.

Fica o video do piloto (nota o pin de marcha já está diferente, está ligado a um optocoupler 4n25 para poder ligar a desligar o pedal que a mota tem q faz a mota andar. A seta par abaixo, visto q a mota não tem marcha-aatrás, vai estar ligado a uma board e mp3 com uma coluna para fazer de bozina (provavelmente lá-cucaracha):

tenho lá um Fiat 500 que tenho de fazer o mesmo, perdi o comando hehehe