O que é a tecnologia LoRa?

Olá a todos,
Devido ao enorme número de perguntas sobre o que é a LoRa decidi criar este tópico.

LoRa® é uma tecnologia de radio frequência que permite comunicação a longas distâncias com um consumo mínimo de energia.

Os módulos enviam e recebem dados de Gateways específicos (similar as redes wifi, mas com alcance muito maior), que os encaminham via IP para servidores locais ou remotos.

As suas principais aplicações são no sistema de IoT (internet das coisas) como sensores e monitores remotos (pressão, luz, on-off, temperatura…) e para aqueles operados a bateria em locais de difícil acesso onde se transmitem mensagens custas em longa distância

LoRaWAN™

LoRaWAN™ é o nome dado ao protocolo que define a arquitetura do sistema bem como os parâmetros de comunicação usando a tecnologia LoRa®.

O protocolo LoRaWAN™ implementa os detalhes de funcionamento, segurança, qualidade do serviço, ajustes de potência visando maximizar a duração da bateria dos módulos, e os tipos de aplicações tanto do lado do módulo quanto do servidor.

LoRa®: Camada física da rede
LoRaWAN™: Camada lógica da rede

imagem

Deixo aqui uma outra referência a um outro maker
Movimento Maker apresentação Francisco Costa

Lorizar (Zona Centro)

Penso que seria interessante termos casos práticos.
Projetos implementados ou simples testes executados (que possam ser divulgados) pelo pessoal aqui do forum.
Objetivo, material usado, configurações, testes e resultados.

Tenho umas dúvidas:
a) A banda é licenciada ou de livre acesso?
b) Há equipamentos gateway testados e recomendados?
c) Qual é o consumo espectável para um gateway, para ter uma noção do custo anual de ter algo desse género?
d) Já há alguma comunidade no norte?
e) etc. :slight_smile:

Obrigado.

a) A banda e de livre acesso 868mhz.
b)Sim pelo menos a nivel internacional por exemplo o https://matchx.io que tem parcerias com grandes empresas alemas.
c) por exemplo a dev board do matchx gasta 10-20 uA em sleep mode com uma fonte de alimentacao de 5v1A, quanto a versao normal nao sei mas sendo alimentado por poe tambem nao deve ser muito.

Obrigado. Estou IN e espero conhecer mais gente no norte, de preferência no eixo Porto-Braga.

Se é como estou a pensar, não seria uma alternativa/complento ao famoso SIRESP?

Nem pensar… o SIRESP é uma rede comunicações voz, a rede LoRa é de baixo debito

Apresentação que fiz nos encontros de Aveiro e Leiria