Dispositivos Lora Ponto a Ponto para leitura de dados(mqtt)

Alô, muito ultimamente se tem falado de Lora, lora para aqui lora para ali…mas sinceramente acho que ainda nao saí do buraco, e ainda não vi nas minhas pesquisas como fazer o seguinte cenário…

Tenho um terreno em um serra a pouco mais que 1.5km de minha casa, e queria ter um dispositivo lá no terreno que me indicasse o estado de uma cancela. A minha ideia seria por la um reed switch, em que me enviasse o estado do mesmo para minha casa onde teria outro dispositivo que recebesse essa informação e que me a publicasse um topico mqtt com o estado da cancela do terreno.

Existe algum projecto semelhante por aqui? Que material poderia usar???

@nunoazev

Bom dia Rodolfo
Antes de mais peço desculpa mas mudei o teu tópico para a categoria comunicações, onde se enquadra mais.

O senário é muito simples, tens o teu sensor LoRa (Node) lá no terreno a mandar os dados de x em x tempo consoante as normas do TTN (caso já exista uma antena na tua zona), depois no TTN consomes a api deles para passar para MQTT como no link TTN to MQTT

Caso não exista antena terás de adquirir uma se assim desejares e associar no TTN também se o assim entenderes. Ao fazeres isso estás a colaborar com a comunidade em cobrir Portugal inteiro e mais pessoas podem usar o teu gateway

Caso não queiras nada disso podes ter uma rede só tua, ponto a ponto e sem ir ao TTN no seguinte link tens alguma informação sobre exemplos TX e RX Exemplos com 32u4
Tens o LoRa32u4

Mas não vejo nenhuma vantagem em teres uma rede fechada.

Bom dia, fizeste bem em colocar o tópico no sitio correcto, eu é que o devia ter feito mas passou me.
Relativamente ao que me disseste, eu próprio tenho acompanhado o projecto do “Vamos Lorizar Portugal” mas no que diz respeito a gateways, ainda está um pouco confuso e cada vez me estou a assustar mais com preços e existe muita conversa, mas exemplos práticos, tutoriais não existe nada, no que estou ainda um pouco perdido…pois ainda não dediquei algumas horas para me focar nisso.

Mas eu acho que se tiver dois esp32 lora tipo isto…https://www.banggood.com/2Pcs-Wemos-TTGO-LORA32-868915Mhz-ESP32-LoRa-OLED-0_96-Inch-Blue-Display-p-1239769.html?rmmds=search consigo me safar ou não?

Yup vais te conseguir safar, em termos de range não sei o que vai acontecer… penso que o @brunohorta já testou os 32u4

Consegues uma comunicação P2P