Como atribuir um preço a um projecto/solução?

Boas malta!

Já estou para criar um tópico com este tema há uns tempos…

No seguimento do post criado pelo Pedro Rosa no nosso grupo do facebook, crio este tópico para que possamos discutir o assunto do titulo.

No meu caso em concreto, nunca tive a necessidade de o fazer de modo mais oficial digamos. Até ao momento, quando me pediram para ver se conseguia desenvolver algo, apenas me fiz cobrar do preço dos componentes, ou se fosse algo que tivesse por casa e sem grande valor até ofereci a peça, quanto mais não fosse ganhava o conhecimento e mais um desafio. :rofl:

Pela experiência de quem o faz/fez, como atribuem um valor à solução que desenvolvem?
Além do preço do material, qual é a margem que costumam considerar, como fazem a cotação à hora do tempo despendido, entre outros?

Vamos partilhar essas opiniões! :grin::grin:

Isso dava um excelente workshop!!!

Boa noite

Deixo aqui este video que pode ajudar a esclarecer algumas duvidas.

Continuação de bons projetos para todos

Então, ninguém tem feedback pessoal? :wink:

Normalmente no meio empresarial faz se as contas do tempo gasto + o preço que custou + uma percentagem de 35% para lucro ou mais…
Isso nas empresas que conheço.

Por aquilo que se lê por ai, e vê no youtube, isso deve bater na regra das 2.5x o preço de custo do produto.

No entanto o valor do bem prende-se mais no valor que o mesmo traz para o cliente, e isso é mais difícil de avaliar.