Automatizar estores

Boa noite.

Pretendo automatizar os estores eletricos da minha. O objetivo era ser um equipamento barato e simples de instalar, mantendo a possibilidade de controlo manual.

Agradeço as vossas sugestões.

Pedro

olá, já tens estores elétricos? Têm opção de controle remoto por IR (Infra Red)?

/u/brunohorta,
Flashei um sonoff dual R2 com o código apresentado no teu video “BH OnOfre Demo com Estores e Interruptor Manual” seguindo o tutorial do CPHA mas apesar do abrir/fechar/stop funcionarem bem no HA e nos botões físicos do estore, o componente cover apresenta um estado “Desconhecido”:

imagem

e sempre que utilizo os botões fisicos ou no HA aparece isto nos logs:
Payload is not True, False, or integer (0-100): STOP
22:44 components/cover/mqtt.py (WARNING)
Payload is not True, False, or integer (0-100): CLOSE
22:43 components/cover/mqtt.py (WARNING)
Payload is not True, False, or integer (0-100): STOP
Payload is not True, False, or integer (0-100): OPEN

Gostaria de ter uma solução em conta para vários estores, dai pretendo saber se com o BHOnofre isso também acontece? Podes-me ajudar a perceber se esta situação é possível ou se será erro na minha configuração. Obrigado.

Tenho um sistema desses nos estores.
Uso Relés da Electrodragon ou módulos de 4 relés, 220v que aparecem no ebay a 12euros.

Como firmware uso o ESPEasy. Este firmware possui a capacidade de regras internas que permitem programar lógica depois de estar tudo instalado. As regras também executam mesmo que não exista ligação ao resto do sistema.

Esta lógica subscreve tópicos de MQTT, possibilitando controlo remoto e reage a alterações nos GPIOs, que são ativados pelos interruptores nas paredes.

Ou seja, para os restantes utilizadores nada muda, e os interruptores são os mesmos. Mas é adicionado um interface remoto que pode ser por UDP, MQTT ou HTTP.

Tens sempre a hipótese do sonoff dual r2 com firmware tasmota. Em alternativa um wemos d1 mini com um módulo de 2 relés que te fica, tudo, por 4€, ou 5€ se incluires um módulo de alimentação… Não esquecer resistências pull-up e condensadores para estabilizar o sinal, se os fios do interruptor forem compridos ou em ambientes com muito “ruído”…